10 Dicas Simples De Como Economizar Energia Elétrica Em Sua Residência

A sua conta de energia está vindo alta todos os meses ou você busca alternativas de reduzir os custos da sua conta? Queremos dar os parabéns pela sua iniciativa e de ter chegado até aqui, pois você vai aprender com este artigo 10 Dicas De Como Economizar Energia Elétrica Em Sua Residência para evitar de vez desperdícios desnecessários que corroem a sua renda todos os meses.

Entretanto, antes precisamos trocas algumas palavrinhas com você. Se você não liga ou simplesmente não se importa com aquela luz que fica acesa em um local onde não há pessoas presentes, talvez não se importe com o banho demorado, e quem sabe a chatice de tirar da tomada eletrodomésticos em stand by que não estão sendo utilizados? Está na hora de começar a mudar esse pensamento.

Entretanto, queremos deixar claro para você que parte da sua renda está sendo desperdiçada com esses péssimos hábitos. Esse dinheiro que se vai embora sem necessidade poderia estar sendo destinado a outras coisas como por exemplo uma aplicação financeira ou quem sabe para trazer um conforto para a sua família.

Recadinho dado, agora vamos ajustar as suas contas com as nossas dicas de como economizar energia elétrica em sua residência!

Conteúdo

Dica 1 – Economizar energia elétrica em sua residência trocando as suas lâmpadas

Aqui você não precisa ser nenhum especialista em lâmpadas ou em elétrica. Vamos ser diretos e didáticos para você entender o nosso passo a passo.

Primeiro, você precisa conhecer os tipo de lâmpadas que são referências de economia no mercado: incandescentes, fluorescentes, halógena e LED.

Conhecendo os tipos de lâmpadas que contribuem na economia

  • Incandescentes: Presente na maioria das residências dos brasileiros, essa lâmpada costuma ser a menos econômica das três em termos de economia de energia elétrica, por causa que essa lâmpada necessita de mais energia para poder iluminar a sua casa e também possui a menor vida útil.
  • Halógena: Essa lâmpada é mais econômica do que a lâmpada incandescente. Ela é capaz de perder menos energia para iluminar um ambiente, porém, não é a solução mais econômica igual veremos mais à frente
  • Fluorescentes: A lâmpada fluorescente tem um preço mais salgado em comparação às lâmpadas anteriores, porém, ela é ainda mais econômica porque a quantidade de energia necessária para iluminar uma lâmpada fluorescente também é menor, uma lâmpada fluorescente de 15W ilumina com a mesma eficiência que uma lâmpada incandescente de 60W. Ela tem uma duração em torno de 8.000 horas, praticamente, dura 8x mais do que as lâmpadas anteriores
  • LED: Essa é a nossa lâmpada campeã. Ela tem o menor consumo de energia em comparação às 3 lâmpadas anteriores. Uma lâmpada de LED ilumina com 10W o que uma lâmpada incandescente ilumina com 60w. A economia pode ultrapassar 80%. Contudo, nem tudo são flores, a lâmpada LED nos traz mais economia em nossas contas, porém, ela é a mais cara em comparação com as lâmpadas anteriores

A sua escolha

Viu como você não precisa ser nem nenhum especialista em lâmpadas ou em elétrica. Entregamos tudo o que você precisa saber bem mastigadinho.

Agora, faça um balanço na sua casa para ver quais lâmpadas que você está utilizando atualmente e na sequência faça um orçamento para poder trocá-las por lâmpadas fluorescentes ou de LED.

Todavia, tanto a lâmpada fluorescentes ou LED podem ser mais caras de início, entretanto, irão fazer completamente a diferença nas suas contas no final do mês.

Dicas finais

Agora, antes de fechar esse tópico, queremos te conscientizar sobre mais algumas coisas para que você possa economizar ainda mais.

-Apague sempre as luzes quando for sair de um cômodo e não deixe jamais as luzes acesas em locais onde não há presença de pessoas

-Mantenha os lustres sempre limpos para evitar o uso de lâmpadas mais potentes que consomem mais energia

-Evite de apagar e acender a luz o tempo todo, já que o consumo maior das lâmpadas fluorescentes está no ato de acender

E aí, você quer o diploma de elétrica agora ou quando terminar este artigo? Rsrs brincadeiras a parte, vamos dar sequência em mais dicas, pois ainda temos muitoooo o que economizar em nossa conta.

Dica 2 – Dando um tapa na pintura da sua casa

Está precisando dar aquele tapa na pintura da sua casa? Não hesite, dê preferência para cores claras.

Eu sei que você deve estar rindo da nossa cara agora. Achando que estamos de brincadeira.

Pode parecer tosco, mas esse detalhe pode fazer total diferença no final do mês e no decorrer dos anos.

As cores claras ajudam a distribuir pelo ambiente da sua casa a luminosidade natural que entra pelas janelas, refletindo a luz e fazendo com que ela se propague iluminando ainda mais o ambiente. 

Com esse detalhe, você consegue utilizar lâmpadas que consomem menos energia sem perder a iluminação da sua residência e ainda economiza na conta no final do mês.

Dicas especiais

-Usar cores claras para pintar tetos e paredes

-Sugerimos usar tons de verde-claro ou amarelo por causa que essas cores refletem mais luz

-Tome cuidado com as texturas das tintas, porque quanto mais textura a tinta a possuir mais ela terá a capacidade de reter o calor, assim a melhor opção quando se for fazer texturas nos ambientes é sempre optar por cores foscas, as quais têm níveis bem menores de absorção de luz e consequentemente de calor

-Móveis com tonalidade mais clara também contribuem na propagação da luz no ambiente

Agora você já sabe o que fazer quando precisar dar aquela renovada na pintura da sua casa. Case beleza com economia para o seu bolso, pode ter certeza que esse matrimônio não terminará com divórcio

Dica 3 – Economizar energia elétrica em sua residência nos períodos mais quentes com o seu ar condicionado

Nossa! Como é gostoso um ar condicionado quando estamos no meio daquele tremendo calor de verão não é verdade? Agora vamos aprender a como não deixar esse bem se transformar em um inimigo para o seu bolso.

De início, fique atento se os filtros estão sempre limpos para evitar que o filtro de ar fique sobrecarregado.

Quando ocorre o sobrecarregamento, os sistemas trabalham mais para esfriar ou aquecer o ambiente consumindo muito mais energia do que o habitual.

Desligue sempre as luzes quando o ar estiver ligado, e use e abuse da função sleep. Mantenha portas e janelas fechadas para manter o ar gelado no espaço.

Também é indicado que o seu ar condicionado tenha o potencial adequado para o tamanho do espaço que ele ficará presente e esteja instalado na parte mais alta do cômodo.

Não se esqueça de cuidar sempre da limpeza do aparelho.

Dicas extras para economizar ainda mais com o seu ar condicionado

-Manter o aparelho ligado entre as temperaturas 20°C e 23ºC, além de refrigerar, contribui para a economia da sua energia elétrica

-Os modelos inverter ajudam na economia pois refrigera de forma constante

-Evite o contato do sol no ambiente a ser refrigerado

Com essas dicas, além de você ajudar o seu bolso, você acaba contribuindo com a vida útil do seu aparelho

Essas pequenas práticas ajudam a diminuir o esforço do seu ar condicionado em refrigerar o ambiente, o que eleva seus anos de uso e a economia na energia

Dica 4 – Economizar energia elétrica em sua residência com a sua geladeira

Eita, foi só em mim ou em você também bateu uma fome ao ouvir o nome geladeria? kkk brincadeiras a parte, mesmo de estômago roncando, nós vamos te ajudar a economizar com a nossa amiga geladeira.

Geladeira 24h por dia

O primeiro ponto que devemos destacar é que você deve deixar a geladeira 24h por dia ligada.

Certamente, demos uma cutucada no começo sobre deixar os eletrodomésticos ligados na tomada, mas a geladeira não é um desses eletrodomésticos que você deve desligar da tomada.

Fique tranquilo que você vai saber o motivo na sequência deste artigo.

Além de evitar que os seus alimentos estraguem, é de suma importância que a geladeira fique ligada o tempo todo para ajudar a você a economizar energia.

Isso porque, a geladeira sempre opera a uma determinada temperatura, e quando o motor é desligado e depois religado, ele vai trabalhar mais para chegar à temperatura necessária para compensar o prazo que ficou desligado, logo, essa ação do motor vai ocasionar o aumento do consumo de energia.

Então não se esqueça, só desligue a sua geladeira em último caso, como por exemplo, se você precisar fazer o descongelamento da geladeira.

Enfim, não paramos por aqui. Ainda temos várias cartas na manga para te ajudar a economizar energia elétrica com a sua geladeira.

Deixe a sua amiga respirar

Evite forrar as prateleiras da sua geladeira, pois quando as prateleiras estão forradas, acaba impedindo a circulação do ar e, consequentemente, ocorre o aumento do consumo da energia.

Por isso distribua bem os alimentos dentro do espaço disponível em sua geladeira.

Não deixe de fazer a manutenção de descongelamento

Dê atenção e prioridade para o descongelamento regular da sua geladeira porque o gelo acumulado no motor faz com que o motor trabalhe ainda mais consumindo mais energia elétrica e, consequentemente, aumentando a sua conta de energia de forma totalmente passiva.

Determine se esse controle será feito mês a mês ou a cada 45 dias. Para não se esquecer do controle, use o auxilio de uma agenda ou um calendário para que não ocorra risco de você se esquecer.

Outro ponto importante que queremos destacar é para você regular o termostato de acordo com a estação do ano. Isso evita ainda mais o consumo de energia da geladeira para regular a temperatura interna com a externa.

Opte em deixar a geladeira em um local bem arejado. Sempre deixe ela afastada das paredes de sua casa e de lugares quentes que batam sol e, principalmente, longe do seu fogão ou estufas para evitar que a geladeira aqueça e consuma muita energia para poder resfriar.

Atenção com a borrachinha de vedação

Aqui pode parecer a parte mais chatinhas, mas é de suma importância para você conseguir economizar ainda mais com a sua conta de energia. Vamos apresentar agora um dos maiores vilões de nossas residências.

Esse simples cuidado que muitos não fazem, faz com que as contas de inúmeros brasileiros aumentem sem ao menos saber o motivo do aumento. Por isso fique ligado em nossas orientações seguintes e não deixe de fazer o que vamos orientar.

Cada vez que o ar frio escapa de dentro da geladeira, faz com que o motor trabalhe mais para poder esfriar a geladeira novamente.

Por isso é super importante que você faça inspeção da borracha de vedação da sua geladeira regularmente para verificar se ela está bem vedada e não está ocorrendo a vazão do ar frio de dentro da geladeira.

Um teste bastante válido é colocar uma folha de papel entre a geladeira e a sua porta e na sequência fechar a porta da geladeira com a folha prensada entre a geladeira e a porta.

Se a folha ficar presa pela borracha, significa que a vedação está ok, já se for o contrário, e a folha cair, significa que a vedação não está regular, logo, está ocorrendo desperdício de energia.

Dicas finais para você economizar ainda mais com a sua amiga

-Jamais seque roupas na grade traseira da sua geladeira por causa que o tecido aquece e acaba forçando o motor da sua geladeira a resfria-la

-Não guarde alimentos quentes direto na geladeira. Quando os alimentos vão ainda quentes para a geladeira, acaba aumentando o consumo de energia elétrica porque a geladeira vai ter que trabalhar mais para resfriar os alimentos recém inseridos até que a temperatura deles esteja igual aos demais alimentos presentes

-Evite de abrir e fechar a geladeira toda hora, pois cada vez que você abre a geladeira, faz com que o ar frio dentro dela dela escape e como vimos anteriormente, com a vazão do ar frio, o motor acaba tendo que trabalhar mais para poder resfria-la novamente aumentando diretamente o consumo de energia

Cuide da sua geladeira igual ela cuida de você (opa, barriga roncou de novo). Bastante coisa, mas não podemos reclamar que são passos difíceis por causa que não são. 

Comece hoje mesmo a tratar a sua amiga geladeira como se fosse um membro da sua família.

Dica 5 – Economizar energia elétrica em sua residência com o seu computador (PC)

Chegou a hora de economizar com o nosso fiel escudeiro, amigo, cônjuge, querido, amado e ….. não sei mais o que colocar kkk. Hoje em dia, mesmo com a ascensão dos celular e dispositivos móveis, os computadores ainda estão em pauta.

Eles estão presentes desde grandes escritórios até o seu simples e aconchegante cômodo. Porém, mesmo deixando o bichinho ali parado, sem usar, ele pode consumir a sua energia elétrica, por isso vamos te ajudar a economizar energia elétrica com o seu computador.

O primeiro ponto que vamos destacar é quando você não for mais utilizar o seu pc no dia ou por algum período de tempo. Aqui você tem dois caminhos:

O Primeiro caminho é mais indicado se você não for mais usar o computador no dia. Você pode deixar o seu pc ligado em uma fonte de energia isolada ou em um benjamin que não esteja ligado com outros aparelhos. 

Quando você não for mais usar o computador, simplesmente desligue essa fonte. Dessa forma você economizou energia de deixar o aparelho ligado na tomada e também economizou esforço de ficar toda hora mexendo com aquela infinidade de fios quando for ligar e desligar o seu computador da tomada.

O segundo caminho é utilizar a função hibernação/suspender. Nessa função, o seu pc quase não irá consumir energia e quando for necessário você consegue ligá-lo e retomar o seu trabalho.

Esse caminho é ideal caso você ainda for usar o seu computador no dia e quer economizar energia no momento em que não estiver usando.

Mais dicas para economizar energia com o seu computador

-Aprenda a ativar a função economizar energia do seu computador: Veja se no painel de controle do seu computador tem a opção de Economia de Energia

-Desconecte os periféricos: Os periféricos que nos auxiliam em nossos trabalhos também ajudam no consumo de energia, principalmente a impressora. Por isso não hesite em desligar aquele periféricos que não estão em uso

-Foco no monitor: O monitor é um dos maiores vilões no consumo de energia. Não hesite em desliga-lo e tira-lo da tomada

No fechamento deste tópico, queremos entregar uma última dica bônus.

Se você precisar trocar o seu computador, dê preferência para equipamento de baixa potência, pois esses computadores costumam consumir menos energia.

Dica 6 – Economizar energia elétrica em sua residência debaixo e fora do seu chuveiro

Quem não gosta de um banho quentinho e gostosinho?

Maravilhoso, porém, se não soubermos administrar esse grande conforto que temos em nossas vidas, além dele virar um vilão para o nosso bolso, também acaba sendo um vilão para o nosso planeta.

Veremos a seguir algumas dicas de como você pode economizar ainda mais energia elétrica com o seu chuveiro de forma inteligente.

Primeiro, vamos entender um pouco de como funciona um chuveiro.

Os chuveiros costumam ter uma chave com 3 posições: inverno, desligado e verão. 

Todo mundo gosta de tomar um banho quentinho para relaxar, porém, esse banho quentinho faz com que o seu chuveiro puxe mais força e consuma mais energia. 

Quando não estiver frio, deixe o luxo de lado e coloque a chave na posição verão para economizar no mínimo 30% de energia no aquecimento da água.

Quando tiver aquele calor, tipo parecendo que você está dentro de um forno, não tenha vergonha e tome o seu banho com a chave na posição desligado.

Escolha os horários do seu banho

Aqui parece muita frescura, porém, como já diz o nome do nosso site, aqui conosco não existe frescura. Você vai entender na sequência essa iniciativa de início completamente esquisita.

Pedimos para você escolher o horário para tomar o seu banho para evitar de tomar quando tiver muitos aparelhos ligados simultaneamente no mesmo momento do seu banho, evitando assim, sobrecarregamento da rede de energia elétrica.

Atenção com a resistência e cuidando da limpeza do chuveiro

Se a sua resistência queimou minha querida, meu querido, sinto muito em te dizer isso, mas, troque imediatamente a sua resistência e não invente de fazer remendos.

Fazer remendo, além de ser perigoso, desperdiça muita energia elétrica. O nosso foco aqui é fazer você economizar dinheiro e não tomar prejuízos e muito menos arriscar a sua vida.

Outra dica válida é para você sempre se atentar quanto a limpeza dos buracos por onde sai água do chuveiro. Mantendo os buracos limpos, contribui com a vazão da água.

Dicas finais

-Tome banhos no máximo de 10 minutos: Já foi mais do que comprovado que não há necessidade de tomar banhos prolongados. Tomando banhos curtos, você ajuda o seu bolso e o planeta evitando o desperdício de água e energia

-Feche chuveiro quando estiver se ensaboando

-Sempre se atente se o chuveiro está bem desligado após o uso

Muitos detalhes até aqui não é? Saiba se você seguir a risca, não é apenas vantagem para o seu bolso, com esses passos você ainda ajuda o nosso planeta com o uso consciente de um dos nossos principais recursos.

Simbora conosco que que ainda tem mais coisas para vermos.

Dica 7 – Economizar energia elétrica em sua residência com o seu ferro de passar

É muito bom ter a roupa passadinha e bonitinha para sairmos para passear ou trabalhar não é? Aqui é a parte que vem a porrada, bom que você já está acostumado kkk. Porém, utilizar o seu ferro de forma totalmente inconsciente pode trazer grandes prejuízos para o seu bolso.

Agora vamos te ajudar a economizar muito dinheiro sabendo usar o ferro de passar de forma inteligente.

Usando o ferro de passar de forma econômica

-Igual o chuveiro, o ferro de passar também puxar muita energia elétrica, por isso, também selecione os horários de uso para evitar sobrecarregamento da rede de energia elétrica

Junte o maior número possível de roupas para passar tudo de uma vez. Aqui parece que é frescura, mas essa ação tem um peso fundamental para economizar, pois assim, você evita de ficar ligando o ferro de passar toda hora, pois todas as vezes em que você liga o ferro, no início, o ferro consome uma grande quantidade de energia para aquecer, quando já aquecido, esse forte consumo inicial automaticamente é finalizado

-Após desligar o ferro, aproveite que o ferro ainda está quente para passar as roupas que precisam de menos calor deixando-as por último

Viu? Simples e direto. Pequenas observações que se forem corrigidas no seu dia a dia farão total e completa diferença no final do mês.

Dica 8 – O teste fundamental para evitar desperdícios recorrentes de energia elétrica

Se você desconfia que a sua conta de energia está vindo mais alta do que tem você tem consumido ultimamente, faça já o teste de fuga de energia. Siga o nosso passo a passo abaixo para aprender a fazer:

-Primeiro: Desligue todas as luzes e aparelhos da sua casa

-Segundo: Verifique se o medidor de luz ficou parado

-Terceiro: Caso o medidor de luz continuou girando, busque imediatamente um eletricista. Provavelmente você está com problemas na fiação e esse problema faz com que ocorra a fuga de energia aumentando o seu consumo.

Vimos aqui que a questão não é apenas se preocupar com desperdício de energia por parte dos eletrodomésticos e lâmpadas. Você também deve ter atenção total aos detalhes da sua residência.

Caso qualquer coisa saia do que você espera, não economize tempo para checar e resolver. Já ouviu aquela velha frase que diz que pequenos detalhes fazem toda a diferença?

Dica 9 – Economizar energia elétrica em sua residência usando e abusando da nossa luz natural

Não poupe economia aqui. Use e abuse de um dos nossos principais recursos que nada mais é do que a nossa abençoada luz do sol.

Demore o máximo de tempo possível para acender as luzes da sua casa. Aproveite ao máximo a luz do dia para economizar muita energia evitando acender lâmpadas da sua residência. 

Dica 10 – Economizar energia elétrica em sua residência com o que sobrou de eletrônicos

Seremos um pouco redundantes aqui, mas já que você chegou aqui e estamos praticamente no final deste artigo, pedimos com a toda a gentileza a sua total e completa atenção.

Cuidado com os eletrônicos presentes em sua residência

Aqui você vai precisar saber o que realmente é necessário ficar ligado na tomada da sua casa. Se for necessário liste um por um.

Principalmente os eletrônicos que ficam em ´´standy by“ que é quando fica aquela luzinha acesa quando estão desligados. 

Agora reflita: A sua televisão tem necessidade de ficar ligada o dia todo na tomada quando não tiver em uso?

Micro-ondas tem necessidade de ficar ligado sendo que você só o utiliza uma ou duas vezes por dia?

E o monitor do seu computador, precisamos falar? 

Não vamos nos prolongar nessa parte. Você vai ter que estudar ambiente por ambiente da sua casa e ter consciência do que deve e não deve permanecer ligado. 

Contudo, seria muito fácil a gente pesquisar e colocar uma listagem aqui de todos os eletrodomésticos que existem no planeta, porém, só iríamos fazer você perder tempo lendo tudo e pouco iria te ajudar. 

Encerrando a leitura deste artigo, separe um tempo para fazer esse balanço. Confie em nós, parece que é chato, mas vai te ajudar muito.

Dicas bônus para você economizar ainda mais

Papai Noel chegou antes da hora esse ano hohoho.

Estamos deixando esse grande bônus para você economizar ainda mais.

-Dê preferência para comprar eletrodomésticos com selo Procel que são mais eficientes para economizar energia elétrica

-Igual ao ferro de passar roupa, acumule o máximo possível de roupas sujas para lavar tudo de uma vez em sua máquina de lavar roupa

-Não compre qualquer tipo de extensão ou benjamin sem verificar os dados técnicos de consumo de energia

Ufa! Chegamos ao fim. Viu como não tem frescura? 

Não deixe de fazer o que foi recomendado neste artigo. São passos simples e ainda vão te ajudar a fazer sobrar mais um dinheirinho no final do mês.

Antes de terminar, queremos deixar as nossas últimas palavras.

Se pareceu difícil, tente fazer um passo por vez, não precisa fazer tudo de inicio.

Não adianta querer abraçar tudo de uma só vez. Atue de forma consistente começando com um passo, entendendo esse passo, e depois aplique o próximo passo.

Leia e releia quantas vezes for preciso.

Se você gostou do nosso conteúdo, ele te ajudou e você sente que pode ajudar outras pessoas, pedimos com todo o carinho do mundo que você compartilhe em sua redes sociais.

Agora gostaríamos que você compartilhasse conosco aqui nos comentários outras dicas que você tem na manga sobre economizar com a energia elétrica. Vamos nos ajudar e montar uma corrente de conhecimento. 

Contamos com você.

Forte abraço, fique com Deus!

Pode ter certeza que vamos nos ver lá na frente…

Dicas para economizar energia elétrica em sua residência

Compartilhe Este Infográfico Em Seu Site Copiando o Código Abaixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe:

Posts

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.
Criado por WP RGPD Pro

OPORTUNIDADE ÚNICA!!!
BAIXE AGORA SEU E-BOOK 100% GRATUITO!

Aprenda a investir do absoluto zero, indiferentemente da quantia de dinheiro que você tem hoje para investir.