Você sente que está deixando uma boa parte da sua renda ir embora em suas compras e precisa aprender de uma vez por todas como economizar no supermercado, certo?
Não é à toa, as despesas com supermercado é em muitas vezes onde os brasileiros deixam a maior parte de suas rendas.
Além disso, quando não temos controle, a tendência é gastar muito mais do que o necessário em nossas compras.
Contudo, preparamos um guia super especial para você aprender de uma vez por todas como economizar no supermercado de forma definitiva!
Por fim, o melhor é que você não precisa seguir exatamente todas as dicas para economizar e, muito menos, ser mão fechada e deixar de comprar o que é realmente necessário.
Pode ter certeza que após terminar a leitura deste artigo, você vai ser capaz de economizar muito dinheiro em suas despesas do supermercado.
Agora, aperte os cintos e não se esqueça de se alimentar bemmm (vamos entender melhor lá na frente) e borá seguir em mais uma jornada!
Conteúdo
- 1 Questões estratégicas
- 2 Se preparando para o combate: Antes de sair para às compras
- 3 Se preparando para o combate: Saindo para às compras pt. 1
- 4 Se preparando para o combate: Saindo para às compras pt. 2
- 5 Se preparando para o combate: Saindo para às compras pt. 3
- 6 Chegando às compras
- 6.1 A entrada para economizar no supermercado
- 6.2 A jornada para economizar dentro do supermercado
- 6.3 Selecionando os produtos para economizar no supermercado pt. 1
- 6.4 Selecionando os produtos economizar no supermercado pt. 2
- 6.5 Selecionando os produtos economizar no supermercado pt. 3
- 6.6 Fechando a conta
- 7 Resumo: Como economizar dentro do supermercado
- 8 Vamos economizar?
Questões estratégicas
Primeiramente, se você quer tanto economizar dinheiro ou levar vantagem em outras situações, você deve mais do que tudo ter um pensamento estratégico.
Porém, o que seria esse pensamento estratégico? Pensamento estratégico nada mais é do que a sua capacidade de raciocinar e analisar uma determinada situação.
Agora, acima de tudo, precisamos analisar e raciocinar para entender como funciona o sistema de vendas (marketing) de um supermercado.
Em outras palavras, como que o supermercado faz para vender.
Todavia, pode não ser tão claro e nítido de início, mas saiba que o supermercado se beneficia de diversas estratégias para fazer os seus clientes consumirem cada vez mais.
Essas estratégias vão desde a organização dos produtos que estão à venda nas gôndolas, até como eles distribuem os setores do supermercado.
Tudo isso é pensado estrategicamente, contudo, fique tranquilo que vamos destrinchar as principais técnicas utilizadas dentro do supermercado para você poder evitá-las.
Contudo, essa questão de estratégia não se limita apenas ao supermercado. Você também deve adotar estratégias se quiser de verdade economizar dinheiro.
Por fim, antes de entrarmos a fundo de como economizar no supermercado, vamos te preparar primeiro para que você possa dar os primeiros passos para poder começar a economizar.
Se preparando para o combate: Antes de sair para às compras
Em primeiro lugar, não adianta pensar em combate se nem ao menos estamos preparados.
Em outras palavras, se você quer realmente economizar dinheiro no supermercado, quer sentir de verdade aquele dinheirinho economizado, você vai ter que trabalhar algumas estratégias primeiro.
A primeira estratégia que recomendamos fortemente para você trabalhar é ter controle e organização da sua dispensa.
Ou seja, você deve ter um controle do que você consome seja na semana ou mês, além de ter uma organização coerente de onde está cada item para evitar esquecimentos já que esses esquecimentos nos faz gastar cada vez mais dinheiro.
Contudo, sabemos que pode parecer chato e burocrático, mas como falamos no início, se você quer entrar de verdade no combate, economizar o seu dinheiro no supermercado, você deve estar mais do que tudo preparado para o combate!
Porém, além de organização, você deve estabelecer um teto de gasto.
Por exemplo, estabeleça um limite de gasto de R$ 500,00 e não ultrapasse em hipótese alguma esse valor.
Por isso é de suma importância você ter um controle de tudo aquilo que é necessário para você passar a sua semana ou mês.
Outra dica válida é você ter um controle do seu cardápio. Ou seja, você já saber o cardápio de refeições da semana para evitar de comprar coisas a mais.
Por fim, jamais vá ao supermercado sem aquela famosa “listinha” de necessidades e sem uma calculadora para evitar que as compras ultrapassem o seu teto de gasto.
Aconselhamos que você liste item por item, produto por produto, que você precisa comprar e se mantenha fiel a essa lista evitando ao máximo sair da rota e comprando o que não precisa.
Além disso, sempre acompanhe as ofertas, preços e promoções dos demais supermercados e mercadinhos.
Resumo: Como economizar no supermercado antes de sair para às compras
-Organize a sua dispensa
-Tenha marcado e em mente tudo aquilo que realmente é necessário para você se manter durante a semana ou mês
-Estabeleça um teto de gasto e não deixe as suas compras ultrapassarem esse teto
-Tenha o controle do seu cardápio
-Jamais deixe de fazer a “listinha” de compras, ela deve ser a sua bússola
-Não se esqueça da sua amiga calculadora
-Disponibilize tempo para acompanhar de casa as demais ofertas e preços dos supermercados e mercadinhos
Se preparando para o combate: Saindo para às compras pt. 1
Antes de mais nada, queremos ter um diálogo com você.
Como não sabemos o funcionamento da sua agenda e disponibilidade de tempo, temos consciência que algumas dicas deste tópico não poderão ser seguidas à risca justamente por essa questão de agenda.
Contudo, pedimos para você que tem uma agenda mais apertada não deixar de ler essas dicas, justamente, pelo grande valor que eles podem agregar a sua vida.
Recadinho dado, vamos dar sequência.
A primeira dica pode parecer até certo ponto bizarra ou sem noção, contudo, no final você verá a tremenda diferença que ela fará na sua vida.
Bom, aconselhamos fortemente que você não vá fazer as suas compras de barriga vazia ou se estiver com problemas emocionais. Estudos comprovam que fazer compras de barriga vazia acaba aumentando o consumo.
Já ao ir às compras com problemas emocionais, você fica propenso a gastar dinheiro com bebidas ou em outras coisas que “aliviam” os sentimentos de tristeza ou desânimo.
Por isso, antes de sair às compras, garanta a sua alimentação e o seu emocional em cima.
Outra dica super importante é não se limitar a ir apenas a um supermercado ou usar apenas um dia/horário específico para as compras.
Sabemos que os supermercados costumam intercalar as suas promoções em dias estratégicos da semana.
Por exemplo, alguns supermercados costumam fazer promoções de saladas e verduras nas segundas e promoções de carnes nas quartas. Todavia, isso se dá para atrair mais gente em dias de menos pico.
Por isso seria interessante você reservar outros dias da sua agenda para fazer compras e não focar apenas em um só dia para comprar, pois assim você acaba perdendo outras promoções.
Se preparando para o combate: Saindo para às compras pt. 2
Aconselhamos você a acompanhar mais preços e ofertas de outros supermercados, contudo, analise se o custo da locomoção valerá a pena.
Ou seja, muitas vezes o desconto que você pode obter indo a algum supermercado mais longe pode não compensar o custo do deslocamento.
Outro fator importante é você ter em mente em tratar as suas visitas ao supermercados como se fossem passeios.
Em outras palavras, não trate a sua ida ao supermercado como se fosse uma obrigação, pois sabemos que as obrigações muitas vezes nos causam stress.
Agora, os passeios já são tratados de forma diferente. Costumamos tratar com carinho, amor e paz.
Por isso, trate as suas idas ao supermercado como se fosse um passeio e evite ao máximo passar stress, e também, tente evitar os dias e horários de maior pico, pois como vemos muitas pessoas para cima, para baixo, aqui e ali, isso ativa em nosso subconsciente dois gatilhos mentais conhecidos como urgência e escassez.
Logo, você se sente mais impulsionado a gastar justamente por ter criado essa necessidade de urgência ou receio que acabe/falte algo.
Da mesma forma, não pode ser uma rotina feita as pressas, pois sabemos que a pressa nada mais é do que a inimiga da perfeição e muitas coisas tendem a dar errado quando deixamos a pressa tomar a frente.
Se preparando para o combate: Saindo para às compras pt. 3
Por fim, vamos entrar agora em um ponto que pode até ser polêmico, contudo, pode fazer você economizar mais dinheiro.
Chegou a hora de falarmos de nossas crianças!
Evite levar os seus filhos (menores) ao supermercado caso eles tenham mania de pedir as coisas, pois é super difícil dizer não para crianças e com isso faz com que a nossa conta fique ainda maior.
Contudo, caso os seus filhos não tenham mania de pedir as coisas, é recomendável que você os leve sim!
Pois parece que não é nada, mas dentro de uma supermercado, as crianças podem aprender muitas lições não ensinadas na escola como por exemplo, educação financeira além de aprenderem mais a se socializarem.
Por fim, não se esqueça de levar as suas próprias sacolas para transportar as suas compras caso o supermercado cobre as famosas “sacolinhas”.
Contudo, pode parecer frescura, mas aqueles centavos que ignoramos, de acordo com o montante e frequência que você adquire as sacolinhas, esse dinheiro no longo prazo fará total diferença em suas economias.
Por isso, evite frescuras e leve as suas sacolas.
Resumo: Como economizar no supermercado – saindo às compras
-Não se limite a fazer compras em apenas um supermercado e muito menos a um horário e dia específico
-Análise o custo da locomoção para ver se o desconto compensa o gasto do transporte
-Estude se compensa ou não levar os seus filhos ao supermercado
-Trate as suas idas ao supermercado como se fosse um passeio
-Evite os dias e horários de maior volume de pessoas
-Não vá fazer compras com fome
-Não faça compras se você tiver com o emocional ferido
Chegando às compras
Antes de mais, você ainda se recorda quando falamos no início que o supermercado se beneficia de diversas estratégias de marketing para poder te vender mais do que você está disposto a comprar?
Bom, caso essa recordação não esteja fresca na sua memória, recomendamos que você volte ao início e leia esse primeiro gancho dado por nós, pois veremos claramente como tais técnicas e estratégias funcionam na prática.
A entrada para economizar no supermercado
Primeiramente, quando você chega ao supermercado, você vai selecionar entre um carrinho ou cestinha para poder transportar as suas compras.
Diante disso, aqui vai a nossa primeira super dica: Dê preferência para as cestinhas caso o volume de compras for menor.
Qual o motivo disso? É muito mais cômodo darmos preferência pelo carrinho já que podemos nos locomover mais facilmente, além de evitar “carregar” peso em nossas mãos.
Contudo, o carrinho do supermercado pode fazer você gastar ainda mais dinheiro, sabe por quê?
Por exemplo, você vai comprar poucas coisas, logo, o seu carrinho ou vai ficar meio cheio ou meio vazio, não importa, o fato é que vai “sobrar” mais espaço dentro dele.
Logo, você vai olhar para o carrinho e pensar: Nossa! O carrinho tá vazio, posso levar mais coisas!
Aí está o problema. Já quando você carrega a cesta, além do peso que faz você sentir que está realmente levando bastante coisas, evita esse pensamento de meio vazio que o faz consumir ainda mais caso tivesse com o carrinho.
Por isso, não fique no cômodo, dê sempre preferência para as cestinhas e só use o carrinho caso for necessário.
A jornada para economizar dentro do supermercado
Após optar pelo carrinho ou cestinha, você deve se locomover entre os famosos corredores do supermercado que geralmente estão distribuídos entre setores.
Contudo, antes de entregarmos a dica, vamos entender um pouco mais sobre a estratégia por trás desses corredores.
Primeiramente, os setores do supermercado são estrategicamente organizados.
Em outras palavras, os dirigentes dos supermercados sabem quais são os produtos de real necessidade das pessoas, ou seja, aqueles produtos específicos que todos precisam para sobreviver, como produtos de alimentação, higiene, limpeza, etc.
Diante disso, um supermercado não sobrevive apenas vendendo o que é necessário para as pessoas sobreviverem.
Vemos muitos supermercados vendendo itens de conveniência, doces, salgados, brinquedos, vestimenta, entre outros.
Por último, os dirigentes sabem que na maioria das vezes as pessoas vão ao supermercado não para comprar tais produtos citados anteriormente, mas sim, vão para comprar aquilo que realmente é necessário para a sua sobrevivência.
Agora, o que tais dirigentes fazem para tentar dar aquela força para você comprar um doce, lanche, vestimenta ou um agrado para os seus filhos?
Eles simplesmente organizam os corredores colocando tudo aquilo que realmente é necessário em pontos estratégicos onde que para chegar, você deve no mínimo passar entre um desses corredores que possuem itens de conveniência, doces, salgados, brinquedos, etc.
Em outras palavras, eles querem que você realmente dê um passeio no supermercado e se sinta mais impulsionando a comprar coisas desnecessárias.
Agora, como você evita tais gastos?
Simples, foque na sua “listinha” de compras e evite ao máximo ficar passeando nos corredores para se sentir impulsionado em adquirir coisas que não são necessárias.
Por isso, vá onde você realmente precisa ir e leve o que você realmente precisa levar.
Selecionando os produtos para economizar no supermercado pt. 1
Não basta você estudar as inúmeras ofertas e promoções para conseguir economizar no supermercado, mas sim, você deve se atentar a prestar atenção em item por item, produto por produto e como eles estão distribuídos e organizados nas gôndolas do supermercado.
Já que o supermercado também utiliza estratégias de marketing para te vender produtos mais caros ou marcas que você não queira justamente na organização estratégica das gôndolas.
Por exemplo, os produtos mais caros ou aqueles que os dirigentes do supermercado querem empurrar para as pessoas costumam estar organizados na gôndola bem diante do campo de visão das pessoas.
Já os produtos que seriam mais “baratos” costumam ficar nas prateleiras mais baixas ou no alta da gôndola, pois eles sabem que muitas pessoas não vão fazer esforço para se abaixarem e nem se levantar para ver outros preços.
Ou seja, as pessoas costumam comprar aquilo que está mais fácil, prático e exige o menor esforço possível para adquirir.
Por isso, não queremos que você fique com mimi. Além de estudar as ofertas, olhe a fundo prateleira por prateleira para você economizar mais dinheiro.
No final você vai se surpreender com o que é possível de economizar!
Selecionando os produtos economizar no supermercado pt. 2
Outra dica importante é entender como funciona o sistema conhecido como ancoragem.
Por exemplo, você costuma comprar uma marca de requeijão que custa R$ 1,00. Porém, em um belo dia, os dirigentes decidem “esconder” esse requeijão de R$ 1,00 para vender outra marca de requeijão que custa R$ 2,00.
Contudo, como eles não são burros, eles sabem que podem perder vendas se simplesmente trocarem o requeijão de R$ 1,00 pelo de R$ 2,00.
O que eles fazem é: Colocar o requeijão (alvo) de R$ 2,00 perto de outro requeijão mais caro para fazer você pensar: Oé? Não tem mais o meu requeijão de R$ 1,00, porém, tenho aqui um que custa R$ 2,00 e outro R$ 3,00, logo, você tende a levar o requeijão alvo de R$ 2,00.
Por isso, fique ligado a tais estratégias e foque em levar aquilo que você quer e realmente precisa levar.
Por último, aproveitando o gancho, temos outra dica importante para você economizar mais dinheiro.
Você deve dar oportunidade para produtos de marcas menos conhecidas e mais baratas, inclusive produtos genéricos.
Jamais se apegue apenas a uma marca ou modelo, de pouco em pouco, dê também oportunidade para conhecer outras marcas mais baratas.
Por exemplo, você costuma comprar 3 litros de leite por semana de uma marca conhecida, a partir disso, ao invés de comprar 3 litros de leite de apenas uma marca, compre 2 litros de leite da sua marca preferida e compre apenas 1 litro de outra marca para conhecer.
Se você quer realmente economizar cada vez mais dinheiro, você deve ao máximo pensar fora da caixinha.
Selecionando os produtos economizar no supermercado pt. 3
Para fecharmos este tópico, destrinchamos mais algumas dicas que irão ajudar você a economizar mais dinheiro no supermercado.
A primeira se dá na sua atenção em fazer o comparativo de peso/volume x preço.
Em outras palavras, produtos de maior volume costumam ter um preço mais em conta do que os produtos de menor volume.
Por exemplo, um iogurte de 1 litro tende a ser mais barato do que outro iogurte de 100ml.
Ficou confuso? Análise da seguinte maneira:
1 litro de iogurte = 1000ml de iogurte
Da mesma forma:
10 unidades de iogurte de 100ml = 1000ml (1 litro) de iogurte.
Contudo, as 10 unidades saem mais caro do que apenas 1 litro único de iogurte.
Por isso é interessante você estudar essa relação de peso/volume x preço.
Outra dica é você também dar uma olhada nos produtos que estão com preços mais em conta devido ao seu prazo de validade.
Muitos supermercados costumam deixar mais em conta o preço de produtos que estão prestes a vencer. Contudo, só compre se você for realmente consumir dentro do prazo de validade do produto.
Por último, Você deve evitar aquelas famosas promoções: Compre 3 e leve 4!
Essas promoções nada mais fazem do que impulsionar o seu consumo!
Agora, para finalizarmos, vamos entregar uma dica secreta! Sabe aqueles produtos sem etiqueta de identificação de preço?
Não tenha vergonha de ir até o caixa e perguntar qual o verdadeiro preço daquele produto, pois muitas vezes esse mesmo produto pode estar com desconto.
Fechando a conta
Bom, chegamos no último, contudo, não menos importante, passo para você economizar ainda mais dinheiro.
Quando você for fechar a sua conta, jamais deixe de conferir o cupom fiscal, pois é comum ocorrer erros.
Como por exemplo, cobrar algum item errado, não sair o preço com desconto, ser cobrado a mais ou a menos, fora as vezes em que os caixas esquecem de passar algum produto.
Por isso, fique atento mais do que tudo ao cupom fiscal. Evite jogar o cupom fora ou olhar só quando chegar em casa. Não tenha vergonha e confira o cupom no próprio mercado já que estando lá, é mais fácil resolver eventuais problemas.
Por fim, evite muitos parcelamentos de compras em seus cartões, já que as compras em supermercados são feitas de maneiras recorrentes, muitas vezes podemos acabar criando uma bola de neve.
E como sabemos, os juros que costumam ser cobrados devido aos atrasos das faturas são até certo ponto desconfortáveis. Logo, o que você conseguiu economizar pode ir embora pelo ralo justamente pelos juros cobrados pelo atraso.
Resumo: Como economizar dentro do supermercado
-Sempre dê preferência para a cestinha do que para o carrinho do supermercado
-Olhe todas as prateleiras das gôndolas
-Evite ficar zanzando pelo corredores do supermercado
-Sempre confira o cupom fiscal
-Analise a relação peso/volume x preço dos produtos
-Dê oportunidade para as marcas mais baratas e produtos que estejam com o prazo de validade próximo desde que o produto seja consumido dentro do prazo
-Corra atrás dos preços dos produtos que estão sem etiqueta de preço
-Cuidado com o sistema de ancoragem de produtos do supermercado
-Evite as promoções: Compre 3 e leve 4
-Evite muitos parcelamentos em seu cartão
Vamos economizar?
Bom meu caro e minha cara, chegamos ao final de mais um artigo, esperamos mais do que tudo que o mesmo tenha te ajudado.
Contudo, aconselhamos fortemente que você não fuja das dicas dadas e tente ao máximo praticá-las para que tenha resultados.
Jamais se limite achando que é difícil, demorado ou que não faz diferença em fazer.
Além do mais, quando sabemos que o pouco pode ser muito para uns e se transformar em muito no longo prazo.
E também, as dicas além de serem simples, você não precisa segui-las à risca e muito menos praticar todas para obter resultados.
Comece praticando aos poucos até ganhar confiança e sentir os resultados.
Também recomendamos que você leia os seguintes artigos caso queira economizar ainda mais dinheiro em seu dia a dia:
–10 Dicas Simples De Como Economizar Energia Elétrica Em Sua Residência
–Técnicas Geniais de Como Economizar Água no Dia a Dia
Por fim, pedimos que você comente aqui embaixo caso tenha mais dicas que possam enriquecer ainda mais o nosso artigo e não deixe de compartilhar este artigo caso ele tenha o ajudado.
Forte abraço, fique com Deus.
Pode ter certeza que vamos nos ver lá na frente.