Você sabe para onde vai o seu dinheiro dos investimentos em renda fixa? Se não, fizemos este artigo bem completinho que irá informar para onde vai cada centavo do seu bolso e, também, o que é feito com o seu dinheiro.
Entretanto, se você sabe ou tem uma pequena noção sobre esse assunto, pedimos que você fique e acompanhe este artigo, pois como informamos anteriormente, este artigo ficou bem bacana e irá agregar muito em seu aprendizado.
Agora, caso você esteja se perguntando: Nossa! Que coisa chata! Qual o motivo que eu devo saber para onde vai o meu dinheiro dos investimentos em renda fixa! Eu só me interesso com rentabilidade!!!
Calma, nesse caso, nós temos uma breve, curta e grossa resposta: Você não é um robozinho, ou seja, você é muito mais do que isso, pois você é um ser pensante.
Além disso, é de suma importância saber para onde vai o dinheiro dos nossos investimentos e o que é feito com ele.
Em outras palavras, o ato de investir não se resume apenas em sabermos do risco, liquidez e rentabilidade do ativo.
Por fim, vamos abordar neste artigo: Tesouro Direto, CDB (Certificado de depósito bancário, LC (Letra de Câmbio), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito de Agronegócio), CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários), CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), Debênture e Fundos de Investimentos.
Agora, vai correndo até a sua cozinha preparar um lanche dos bons junto com um suquinho natural e borá partir em mais uma jornada!
Conteúdo
- 1 Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: Tesouro Direto
- 2 Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: CDB
- 3 Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: LC
- 4 Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: LCI e LCA
- 5 Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: CRI e CRA
- 6 Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: Debêntures
- 7 Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: Fundos de Investimentos
- 8 Agora sim!
Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: Tesouro Direto
O Tesouro Direto é em muitas vezes a porta de entrada para os investidores. Por ser um investimento seguro, conservador, ter liquidez diária e também por permitir pouco capital para investir, muitos decidem começar por ele.
Quando o investidor investe no Tesouro Direto, ele está investindo em um título emitido diretamente pelo Tesouro Nacional, ou seja, o investidor(a) está emprestando dinheiro ao Governo.
Por fim, o Governo usará os recursos obtidos para investir em infraestrutura, saúde, educação etc.
Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: CDB
O investimento em CDB (Certificado de Depósito Bancário) é quando um Banco emite um título para recolher recursos com finalidade de atrair capital que poderá ser usado com a finalidade de cumprir obrigações financeiras como capital de giro.
Ou seja, investimento em CDB se resume a um empréstimo feito a uma instituição bancária.
Em outras palavras, o seu dinheiro está sendo emprestado a um Banco.
Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: LC
LC (Letras de câmbio) são idênticos ao CDB, porém, os títulos não são emitidos por bancos, pois os títulos são emitidos por entidades financeiras como, por exemplo, Crefisa e BMG.
Ou seja, o seu dinheiro está sendo emprestado a alguma entidade financeira.
Por fim, o dinheiro captado pelas financeiras é utilizado para o custeio de empréstimos.
Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: LCI e LCA
LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos que são emitidos por bancos dos setores imobiliário e agronegócio respectivamente.
Aqui, o seu dinheiro também está sendo emprestado a um Banco, porém, esses Bancos são voltados para os setores imobiliário e agronegócio.
Além disso, os recursos captados são utilizados para financiar atividades do ramo imobiliário e atividades do agronegócio.
Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: CRI e CRA
CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) e CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio) ambos são investimentos semelhantes ao LCI e LCA, porém, funcionam de forma diferente.
Você estará emprestando o seu dinheiro para empresas que possuem destinações específicas para áreas imobiliária e agronegócio que captam recursos para financiar projetos nessas áreas.
Ou seja, é um tipo de investimento voltado para financiar recursos de transações do mercado imobiliário e do agronegócio.
Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: Debêntures
Debêntures são títulos de dívida emitidos por empresas/companhias para captar recursos para algum projeto, pagamento de dívidas, entre outros.
Ou seja, você está emprestado o seu dinheiro para empresas, pois como dito anteriormente, debêntures são títulos de dívidas emitidos pelas empresas.
Para onde vai o seu dinheiro dos investimentos: Fundos de Investimentos
Antes de mais nada, vamos explicar como funciona um Fundo de Investimento.
Os Fundos de Investimentos são oferecidos por administradoras e são formados por uma carteira de ativos financeiros como, por exemplo, ativos de renda fixa ou renda variável.
Além disso, o fundo recolhe recursos de investidores que passam a se tornarem cotistas do fundo e esse recurso obtivo é utilizado pelo fundo para que gestores especializados fiquem encarregados de investir os recursos obtidos em prol de aumentar a rentabilidade da carteira de investimentos.
Por fim, os ganhos são divididos entre os seus participantes.
Agora sim!
Bom caros e caras, chegamos ao final de mais um artigo.
Esperamos que vocês tenham aprendido muito com este artigo e pedimos que o compartilhe caso ache que este conteúdo possa agregar valor a vida de outras pessoas.
Contudo, queremos abrir espaço para uma última reflexão.
Jamais limite a sua vida e, muito menos, a feche para o conhecimento.
Sempre busque estudar e entender indiferentemente o assunto que for.
Além disso, seja um ser racional, pense, reflita e questione.
Por fim, o nosso intuito de trazer este conteúdo foi mais para dar um choque naqueles que vivem a vida como se fossem puros e meros “robôs”.
Ou seja, aqueles que apenas processam e executam as informações que são recebidas sem ao menos refletir sobre elas.
Infelizmente, no universo dos investimentos, mesmo que nós e outros grandes players sempre alertem o público para sempre ler e estudar o ativo alvo de investimento, muitos não fazem, pois ainda ficam com crenças que investir só se resume a “ganhar dinheiro” ou rentabilidade.
Em outras palavras, o público só tem olhos voltados para os números e nem se preocupam em saber para quem estão emprestando e o que é feito com esse dinheiro.
Por isso, não faça parte dessa bendita manada!
Bom, reflexão dada!
Forte abraço, fiquem com Deus.
Pode ter certeza que nos vemos lá na frente.