Começar a investir em renda fixa ou renda variável? Investimentos de maior ou menor risco? Você prefere assumir o risco para um retorno maior ou prefere a segurança com um retorno menor? Como você lida com a perda de dinheiro? Ou melhor, qual é o seu perfil de investidor?
À primeira vista, um dos passos mais importantes para você começar a sua jornada como investidor(a) é conhecer o seu perfil de investidor.
Contudo, o perfil de investidor não pode ser um fator limitantante como veremos no decorrer deste artigo.
Entretanto, pelo menos no início, ele serve como um norte para os investidores (ainda mais para os iniciantes), auxiliando na tomada de decisões a frente da escolha dos investimentos.
Diante disso, é de suma importância saber mais sobre este assunto.
Por fim, preparamos este super artigo para guia-lo(a) nesta jornada! Vamos falar do que se trata, quais são os perfis, características e ainda deixamos um super bônus que poucos falam sobre este assunto.
Agora, vai correndo até a sua cozinha para preparar aquele lanche super saboroso (diet) e um suco natural e simborá conosco em mais uma jornada!
Leia também: Como Começar a Investir a Partir do Zero | Passo a Passo
Conteúdo
Perfil de investidor: Quem é você?
Primeiramente, quando você vai fazer o seu primeiro investimento, seja por meio de uma Corretora, Banco ou Banco Digital, é comum que antes da aplicação, você faça um teste com perguntas estratégicas para conhecer o seu perfil de investidor ou também conhecido como suitability.
Diante deste teste, a instituição financeira irá ofertar os ativos de investimento com base em seu perfil de investidor.
Agora, sobre os perfis, o resultado do seu perfil pode ser: Conservador, moderado ou arrojado.
Na sequência, vamos conhecer as suas característica.
Perfil de investidor: Conservador, moderado e arrojado
De antemão, vamos conhecer agora as características de cada perfil.
–Conservador: O perfil conservador prioriza uma carteira de investimentos em ativos que oferecem mais segurança do que risco. Em outras palavras, a prioridade está na proteção do patrimônio, onde os retornos podem ser menores por causa do baixo risco e a seletividade está voltada em ativos mais conservadores como, por exemplo, ativos de renda fixa e determinados fundos de investimentos.
–Moderado: O perfil moderado prioriza a formação de uma carteira de investimento mais “equilibrada“, ou seja, é aceito um pouco mais de risco em prol de um retorno maior. Contudo, este perfil ainda prioriza (e muito) a proteção de patrimônio. Todavia, a carteira de investimento deste perfil é formada por uma concentração maior em renda fixa e alguns ativos de renda variável, formando assim, uma carteira de investimento mais diversificada.
–Arrojado: O Perfil Arrojado prioriza a formação de uma carteira de investimento mais agressiva em busca de altos retornos financeiros tolerando os riscos de seus investimentos. Ou seja, é aquele tipo de investidor que aceita os riscos em troca de retornos financeiros maiores. Geralmente, a carteira de investimento deste perfil é formada por um concentração maior em ativos de renda variável como ações, ETFs, fundos imobiliários, Bitcoin e determinados fundos de investimentos mais agressivos.
Por fim, na sequência, veremos que além do teste da instituição financeira para conhecer o seu perfil, é interessante você também se conhecer para moldar o seu perfil de investidor.
Perfil de investidor: Se conhecendo melhor
Antes de mais nada, o seu perfil pode começar a ser moldado por você mesmo, antes que seja feito o primeiro investimento.
Para ajudar, levantamos algumas questões que podem auxilia-lo(a) para se conhecer um pouco melhor, e com isso, essas escolhas podem refletir em seus investimentos.
Vamos lá?
-Você costuma se arriscar na vida?
-Tem medo de perdas?
-Quantas vezes você já correu atrás de algo que em teoria parecia improvável?
-Costuma ser uma pessoa muito conservativa?
-Possui mais medo do que iniciativa?
-Prefere guardar do que arriscar o que tem?
-Já arriscou muitas coisas em busca de maiores retornos?
-Você tolera perder noites de nosso ou prioriza sempre uma boa noite de sono?
-De 0 a 10, quanto que você se sente bem com a zona de conforto?
Enfim, essas perguntas servem mais para ajudar na moldagem do seu perfil. Entretanto, elas não são o ponto final da coisa, pois na verdade, o que moldará o seu verdadeiro perfil serão as suas experiências dentro do campo de batalha alinhado com o tempo e experiência.
Agora, veremos na sequência o bônus prometido, onde iremos nos aprofundar um pouco mais sobre essa questão de perfil de investidor.
Uma vez selecionado o perfil, terei que passar a minha vida toda nele?
A princípio, meus caros e minhas caras, não sabemos se você chegou a levantar essa questão.
Ou seja, será que o seu perfil de investidor pode ser um fator limitante no médio ou longo prazo na seletividade dos ativos para compor a sua carteira de investimento?
A resposta é NÃO!!!!!!!!
Como dissemos no início do artigo, o perfil de investidor serve mais para auxiliar nas suas escolhas. Contudo, não é porque o seu perfil é conservador que você terá que ficar a vida toda investindo em ativos mais conservadores, como os de renda fixa.
Da mesma forma, não é porque o seu perfil é arrojado que algo vá impedir de aumentar a concentração da sua carteira em renda fixa.
Coloque na sua cabeça que não existe uma regra. Por isso, não queremos que você fique quadrado quanto a isso!
Em outras palavras, a tendência é que você evolua cada vez mais como investidor(a), buscando mais conhecimento e, com isso, melhores retornos para o seu dinheiro, logo, o conhecimento somado com a sua experiência, a tendência é que a sua carteira de investimento seja mais diversificada.
Ou seja, com o tempo, você pode concentrar cada vez mais ativos, tanto de renda fixa como de renda variável em sua carteira. Por isso, que o perfil de investidor jamais pode ser algo visto ou vivido como sendo um fator limitante em sua jornada.
Contudo, quando você é iniciante, é aconselhável que você respeite (e muito) o seu perfil de investidor até se sentir mais confortável em fazer os seus investimentos e diversificar mais a sua carteira de investimento.
Leia também: Pré-fixado ou Pós-fixado? Qual é o Melhor Para o Seu Dinheiro?
Borá iniciar a jornada?
Bom queridos e queridas, chegamos ao final de mais um artigo. Esperamos que vocês tenham gostado e, se possível, pedimos que compartilhem este conteúdo caso o mesmo tenho ajudado.
Agora, pedimos para que vocês deixem aqui abaixo nos comentários quais são as características que vocês mais se identificam.
Forte abraço, fique com Deus.
Pode ter certeza que nos vemos lá na frente.