Renda Variável, você sabe de onde surgiu e o por quê desse nome? Já tentou pesquisar no Wikipédia ou tentou ver algum vídeo no Youtube que explicasse o motivo?
Caso a resposta seja negativa, chegou o momento de você aprender de uma vez por todas o motivo que justifica o porquê do nome renda variável.
Diante disso, se prepare para agregar mais conhecimento em sua jornada como investidor(a) e simbóra em mais uma jornada de puro conhecimento conosco!
Contudo, antes de irmos para a ativa, não se esqueça de dar aquela corridinha até a sua cozinha para preparar aquele lanche natural super saboroso junto com um suco de uva (também natural).
Leia também: Por Que Renda Fixa? Descubra o Motivo
Conteúdo
Renda Variável: Conheça o famoso “parque das emoções”
Primeiramente, na renda variável, os rendimentos dos investimentos ou o cálculo da rentabilidade não são previamente pré-definidos.
Ou seja, o investidor(a) não sabe o quanto que irá ganhar, perder e nem ao menos o quanto que o seu dinheiro vai render. Além disso, não há garantia da devolução total do seu capital e muito menos proteção do FGC.
Em outras palavras, o seu investimento fica à mercê do mercado.
Você não sabe quanto que pode receber de volta, o seu investimento pode retornar a menos do que foi investido inicialmente, ou seja, aqui não existem certezas.
Contudo, os investimentos dentro da renda variável não estão sujeitos a nenhum tipo de acordo relacionado com prazo de vencimento.
Diante disso, você pode se desfazer do seu investimento dentro do período de funcionamento do Mercado desde que o ativo investido tenha liquidez, logo, possibilitando o resgate de capital.
Por exemplo, você comprou 10 ações do Banco Itaú (ITUB4), agora não existe prazo definido para você manter o seu investimento nessas ações.
Ou seja, é permitido que você venda as suas ações logo na sequência da aquisição.
Entretanto, temos que reforçar mais uma vez para você se atentar quanto a liquidez de cada ativo.
Entenda agora a questão do risco
Bom, no tópico anterior, batemos muito na tecla risco, contudo, agora vamos nos aprofundar mais nessa questão.
Primeiramente, dentro da renda variável, o/a investidor(a) fica sujeito às variações e volatilidade do mercado.
Ou seja, dentro do Mercado, as variações são tanto positivas quanto negativas.
Assim, gera-se volatilidade que é influenciada pelas expectativas dos investidore(a)s com base em fatores como cenário político, econômico e em relação ao mercado interno e externo.
Porém, investindo de forma correta, você pode conseguir dentro do médio a longo prazo, retornos financeiros maiores do que a renda fixa consegue oferecer.
Agora fixe essa relação na sua mente: Quanto maior o risco = maiores possibilidades de ganhos / Quanto menor for o risco = menores possibilidades de ganhos.
Por fim, a renda variável pode oferecer rendimentos exponenciais e possibilidades ilimitadas de ganhos mas também oferece grande probabilidade de perda de capital por parte do investidor(a).
Mas porque renda variável? Parte 1: Preço x Renda
Calma, antes de irmos para o clímax deste artigo, devemos entender os conceitos em torno de preço e renda!
Primeiramente, renda fixa não é renda fixa por causa que não há oscilação no preço do título, muito pelo contrário, há oscilações nos preços dos títulos de renda fixa como veremos.
Contudo, você só deve se preocupar com essa oscilação caso queira se desfazer do título antes do prazo de vencimento. Por fim, veremos no próximo tópico mais a fundo sobre os riscos que estão por trás da renda fixa, mas por hora, vamos dar sequência ao tópico em questão.
Coloque em mente a seguinte afirmação: O preço é completamente diferente de renda
Quando falamos em preço, estamos nos referindo à quantidade monetária que se atribui à troca por um bem ou serviço.
Todavia a renda, está relacionada à remuneração recebida.
Em outras palavras, os preços tanto de ativos de renda fixa quanto de renda variável oscilam de acordo com a perspectiva e comportamento do Mercado Financeiro por parte dos investidore(a)s.
Mas porque renda variável? Parte 2: A verdade
Diferentemente da renda fixa, ao investir em um ativo de renda variável, você não está emprestando o seu dinheiro, muito pelo contrário, aqui você está se tornando sócio ou participante de um negócio.
Contudo, a renda que é retornada vem de acordo com a distribuição dos lucros que podem variar de forma totalmente imprevisível.
Por fim, se pergunte: O lucro varia ou ele é sempre o mesmo?
Logo, como que o lucro varia a sua renda também varia.
Por isso se dá o nome de renda variável e não por causa que os preços sofrem oscilações.
Em outras palavras, caso você tenha investindo em ações de alguma empresa ou fundo de renda variável, ao ter sido gerado mais lucro, logo, você vai receber mais renda.
Logo, gerando menos lucro, você vai receber menos renda.
Nesse sentido, caso a empresa o fundo tenha tido prejuízo, você não vai receber renda.
Para finalizar, vamos reforçar mais uma vez que na renda variável tanto os preços quanto a rentabilidade variam e são totalmente imprevisíveis.
Você um passo a mais na frente
Bom caros e caras, primeiramente, queremos parabenizá-lo(a)s por terem chegado ao final deste artigo.
Isso demonstra total interesse em conhecimento, além de colocá-los na frente dos demais que só se preocupam com os “ganhos” e que se fo.. do resto.
Saiba que, acima de tudo, o conhecimento anda ao lado do resultado.
Ou seja, saiba que o verdadeiro motivo de você ainda não ter alcançado o que almeja é justamente o fato de estar faltando alguma experiência e conhecimento em sua trajetória.
Por isso, não pare e busque o que você realmente merece!
Agora, pedimos que você compartilhe este conteúdo caso tenha ajudado e agregado valor a sua vida.
Também vamos pedir que você deixe aqui nos comentários o seu feedback positivo ou negativo.
Forte abraço, fique com Deus.
Pode ter certeza que nos vamos lá na frente.